sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UFS no sertão: a briga ganha novos capítulos.


   
Não consegui pensar em outro assunto a não ser esse para iniciar meu blog. A "briga" que vem sendo travada por Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória , com o objetivo de abrigar a UFS (Universidade Federal de Sergipe) a cada dia ganha mais capítulos, e faz a população das duas cidades ficarem apreensivas quanto ao resultado.

A chegada da UFS em uma das cidades, será um marco na história do município escolhido, e já é um marco na história do sertão. Sertão este, que precisou de mobilizações e lutas da população  e seus representantes, para no ano de 2013, finalmente conseguir um decreto para que uma universidade seja construída aqui.

Glória e Poço, ao meu ver, estão em situações opostas. Enquanto Glória é uma das cidades que mais se desenvolve no estado, Poço apresenta uma cidade maltratada e que não condiz com o tamanho do seu município, que é o maior do estado. Os representantes políticos da cidade que Lampião morreu, estão tratando a chegada da universidade como se isso fosse salvá-la da situação de descaso que vive. Realmente, a universidade vai trazer um fluxo maior de pessoas para a cidade, consequentemente, junto a isso pode vir o desenvolvimento , mas do que adianta uma joia dessas ser concebida a uma administração que não zela pela qualidade do seu município?

Pode ser que eu seja taxado como um mero defensor da minha cidade (Nossa Senhora da Glória), mas é fato que a capital do sertão está muito mais preparada para receber a UFS. Nossa posição geográfica abrigará mais municípios, temos mais estrutura para receber a demanda de alunos e professores que se hospedará por aqui, temos um IDH elevado com relação ao concorrente, tudo isso são fatores que o MEC vai levar em consideração e perceber que aqui é o melhor lugar.

Hoje as duas cidades receberam uma comissão composta por representantes do MEC e pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe, com o intuito de conhecer melhor os locais onde pretendem instalar o campus. Não acompanhei a visita deles à Poço, mas acompanhei aqui em Glória, e pude perceber o quanto a população gloriense está empenhada em abrigar esse sonho em nosso município. O clima é de otimismo e de vitória, mas sabemos que a questão política pode pesar a favor do rival, então é melhor ter paciência e esperar a decisão final. O mais importante é que o povo do sertão conseguiu realizar seu sonho antigo e para onde quer que a UFS vá, estaremos satisfeitos.

  
Obrigado pela atenção e peço que para qualquer erro observado, venham me corrigir. Afinal, estou aqui para aprender e ganhar experiência, e nada melhor do que errar para aprender!

10 comentários:

  1. Caramba. Parabéns, cara. Ótimo artigo. Vejo , pra você, um brilhante futuro no jornalismo. Sério. Muito bom mesmo....

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Jhon! Sempre bom contar com o apoio dos amigos. Continue acompanhando o blog, abraços.

    ResponderExcluir
  3. A criticidade é o que transforma possibilidades, reconduz olhares que visavam somente o imediato. O aparelho cognitivo constrange a inocência, viabiliza a abertura de novos caminhos, clareando a estrada rumo ao “desapego do imediatismo”. Permaneça filtrando as informações, processando seu amadurecimento onírico para a realidade (sem nunca deixar de sonhar). Parabéns amigo. Abr. Wesley Guerra

    ResponderExcluir
  4. è isso ai Nielll.. Futuro esta em sua frente

    ResponderExcluir
  5. Futuro colega de curso.. Seja bem vindo ao nosso mundo.. (um mundo que eu já venho atuando a algum tempo). Ficou muito bom o texto e pode ter certeza, não fui a primeira a comentar, mas fui a primeira a visitar o site!! Sucesso meu querido.

    ResponderExcluir
  6. Belo post. Não sou jornalista nem nada do tipo, mas vejo que você terá um futuro promissor no que quer seguir! Continue postando mais...
    Só um detalhe: Fique atento ao uso de crase e à coesão textual.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Gabriel! Admito que tenho minhas dificuldades nessa parte e vou tentar corrigir.

    ResponderExcluir