terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Copa do mundo 2014: Expectativa e preocupação



Faltando aproximadamente 5 meses para o início do maior torneio de futebol do mundo, a expectativa já toma conta de parte da população brasileira. Porém, enquanto há expectativa, há também  preocupação. Depois das manifestações ocorridas em 2013, em que a copa foi bastante criticada e as ameaças de protestos durante o evento deixaram um tom de ameaça contra as autoridades, como forma de avisar para uma possível tentativa de lesar a competição por parte dos manifestantes.

O povo brasileiro é realmente um povo interessante de se observar, pois apenas 6 anos depois de a copa ser anunciada no país, resolveram se rebelar contra a decisão. Somente depois que viram os números gastos com o torneio, é que resolveram sair às ruas e reclamar do que já estava decretado. Ao decorrer desses anos, viram o descaso do governo com a educação, saúde e outras áreas carentes, mas não tiveram um olhar crítico para enxergar que o dinheiro investido na copa, poderia ser usado nessas áreas.

Manifestar durante a copa será uma tremenda perda de tempo, se assim se confirmar. Mesmo apoiando boa parte dos itens que foram reivindicados durante os manifestos, há itens como este, que desprezo. O que resta para os brasileiros, é tomar esse erro como aprendizado e a partir deste, não serem passivos a situações similares que possam acontecer futuramente.

A Copa do Mundo pode sim ser um bom negócio para o Brasil, mesmo com a falta de preparo dos aeroportos, a falta de segurança adequada para atender a quantidade enorme de turistas que aqui virão e os problemas enfrentados por quem usa o transporte público e vários outros problemas. Não sou nenhum economista pra dizer que com o fluxo de turismo, o lucro superará a quantidade de dinheiro gasto na construção dos estádios, mas considero pouco provável que isso se concretizará.

Por conseguinte, torço para que o evento seja um sucesso e o país possa repôr os valores astronômicos que foram gastos, como também torço para que a seleção brasileira utilize o fator "casa" para conquistar a sexta taça de campeão mundial, afinal os jogadores não têm nada a ver com a escolha do país sede, e descontar neles não adiantará de nada.

4 comentários:

  1. acho q a copa do mundo e um bom investimento, porem, as autoridades brasileiras deixaram todas as obras atrasadas por conta de um burrocracia q se instaura nesse país, sem falar nos desvios de verba dos políticos.

    As pessoas agr estão numa onda de protestar por tudo baseado em achismos sem avaliar o custo beneficio de cada coisa, a copa vai trazer dinheiro e mais má fama ao Brasil, porque a estrutura montada está muito a quem de uma copa do mundo, até mesmo a africa q as riquezas nem se comparam as do Brasil, tiveram tantas obras atrasadas, a politicagem aqui e muito grande, só temos mais e mais políticos populistas q só fazem tudo pensando em ludibriar as pessoas, atrás de votos sem pensar nas consequências de atos como estes, e a população indo as urnas e fazendo as mesmas cagadas, elegendo-os e depois reclamando das mesmas pessoas q eles vão dar seu voto novamente com as justificativas chulas de "ele roubou, mas fez alguma coisa" ou "Não tem em quem votar", isso e brasil.

    ResponderExcluir
  2. Com tanta coisa errada no Brasil, apoiar uma copa do mundo que custou mais (até agora) do que as últimas 4 copas; em um país que não dá o mínimo de dignidade a sua população que paga um dos maiores impostos do planeta... realmente os jogadores não tem nenhuma culpa.
    A culpa é de pessoas que tem o mesmo pensamento que o seu.

    ResponderExcluir
  3. Caro Rafael, infelizmente você interpretou erroneamente a minha opinião. Tenho plena consciência de que a Copa do Mundo foi um erro, digo erro, porque o investimento foi um absurdo quando há áreas muito carentes que precisam urgentemente dessas verbas utilizadas no evento citado. Mas isso infelizmente foi um erro que a população deixou passar em mais uma de suas "cegueiras", pois se houvessem se manifestado contra a candidatura brasileira, eu apoiaria. Infelizmente, não aconteceu e a copa tá aí prestes a começar. Então do que adianta se manifestar contra a copa quando está tudo pronto e a roubalheira já aconteceu? Peço que leia novamente o texto e da próxima vez não faça um comentário errado como este.

    ResponderExcluir