segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013: Despedidas e surpresas de um ano inesquecível



Depois de um certo tempo parado, retorno hoje para fazer o último texto de 2013. Texto este, que abrigará assuntos que não mencionei anteriormente no blog e que foram de extrema importância no decorrer do ano.

O turbulento  2013 vai chegando ao fim, mas suas marcas continuarão na cabeça de cada um que pôde presenciar os acontecimentos históricos desse período. Marcas essas que foram tanto em âmbito mundial, como a primeira renúncia de um papa na história da Igreja Católica, e em nível nacional com a onda de protestos que paralisou o Brasil e desencadeou a esperança de mudanças para os próximos anos.

Começando pelo caso de espionagem americano, revelado ao mundo por Edward Snowden. Em meados de maio, o analista de inteligência americano vazou documentos à imprensa, que comprovavam uma poderosa rede de espionagem criada pela NSA. Desde então, o americano de 30 anos passou a viver exilado em Moscou. Esse caso somente confirmou as suspeitas de muita gente que sempre acreditou que o poder dos EUA se extendia à esse tipo de  prática. Por enquanto, nenhuma medida mais drástica foi tomada contra os americanos e provavelmente não será. O poderio americano é inquestionável e com a velha desculpa do combate ao terrorismo, não tem argumento que questione.

Já que o assunto é 2013, não poderia deixar de falar sobre as manifestações que assolaram grande parte do Brasil em meados de junho. Começou com um simples movimento contra o aumento da tarifa do transporte público e aos poucos foi se tornando uma bola de neve composta por problemas sociais que há pouco tempo pareciam não ser motivos para tamanha mobilização. Foi intenso, mas durou pouco. Em julho, os movimentos já estavam praticamente extintos, só retornando no dia 7 de setembro, dessa vez em uma escala muito menor e sem maiores efeitos. Com o crescimento das reivindicações no Brasil, a presidenta se pronunciou e fez alguns pactos, destaque para o plebiscito para formação de uma constituinte sobre reforma política e o uso de 100% dos royalties para investimentos na área da educação. Aproximadamente 6 meses pós-manifestos, a situação brasileira continua a mesma coisa. Esperamos ansiosos para que em 2014, as promessas finalmente entrem em curso, afinal, é ano de eleição...

Falando a nível estadual, a notícia de maior destaque do ano infelizmente é a perda do nosso governador Marcelo Déda. Envolvido em questões políticas desde sua juventude, o petista nos deixou a imagem de político moral e  homem batalhador. O maior legado de Déda, porém, não foi nenhuma obra ou conquista eleitoral, e sim, a maneira ética que sempre dirigiu suas atitudes no meio político.  O sertão sergipano também viveu um momento histórico em 2013. Após anos de lutas, finalmente foi anunciada a instalação do tão sonhado campus da UFS  na região.

Para finalizar, deixo meus votos sinceros de muita paz e felicidade aos leitores do blog Crítica Sem Censura. E que 2014 traga bons ares, menos despedidas e mais conquistas. Abraços!

2 comentários:

  1. Prabéns, mais uma vez, pela iniciativa de olhar para o seu entorno, de pensar o seu momento, a nossa sociedade... Não esqueça a nossa cidade, viu! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir