quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O preconceito e suas várias vertentes

Em inglês a frase, cuja tradução é "Diga não ao racismo"

Caros leitores, a crítica de hoje é um assunto que lamentavelmente ainda existe e provavelmente nunca abandonará a humanidade.

Na semana passada, durante um jogo válido pela Taça Libertadores da América, o jogador Tinga do Cruzeiro foi vítima de insultos racistas por boa parte da torcida peruana, gerando uma comoção e indignação por todo o Brasil. Mas será que todos os comovidos fazem realmente sua parte e tratam negros / homossexuais / índios ou qualquer outra pessoa diferente da mesma forma que tratam seus semelhantes?

Minha resposta sem sombra de dúvidas é: não! Muitos repudiam o preconceito contra o negro, mas ao mesmo tempo se enojam ao ver um homossexual passar, ou vice e versa, assim como repudiam o preconceito contra os homossexuais, mas evitam se aproximar de pessoas tatuadas ou que se vistam mal. Tudo isso é preconceito, racial ou não, a diferença está em quem será atingido com tal sentimento detestável.

No caso de Tinga, é inegável que foi uma cena lamentável e perturbadora de preconceito racial e que a Justiça precisa tomar providências urgentes, porém é também um acontecimento que serve muito para a reflexão individual em qualquer um que tenha quaisquer preconceitos contra pessoas de “tribos” diferentes.

Portanto, nós que ficamos horrorizados com as imitações de macaco que a torcida peruana fez contra o brasileiro, repensemos se nós também não somos preconceituosos / racistas e mudemos nossos atos. Passemos a enxergar que aquele homem, branco ou negro, que entra no ônibus de roupa suja ou rasgada pode ser um pai trabalhando para sustentar sua família e não um simples marginal como muitas vezes pensamos ser; ao ver um homossexual isolado e triste, não o insultemos, mas que possamos enxergar nele uma pessoa que pode estar sofrendo com sua opção sexual por causa da discriminação que nós o fazemos passar.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário