quinta-feira, 8 de maio de 2014

200 milhões de Scolaris


Enfim, a discussão acabou! Felipão divulgou nesta manhã, dia 7 de maio, a relação dos 23 atletas para a disputa da copa do mundo de 14. Sem muitas surpresas, o que já era de se esperar vindo do Scolari, a seleção agradou a “gregos e troianos”, com algumas ressalvas.

Os goleiros foram Júlio César, Jefferson e Victor. Muitos defendiam a convocação de Fábio, goleiro do Cruzeiro, que vem fazendo algumas temporadas muito regulares. Mas conhecendo Felipão, você acha que ele convocaria alguém em que “ele não confia”? Outro nome que foi citado foi o de Diego Alves, que foi convocado algumas vezes na era Mano Menezes. Outro que não passa confiança pra o nosso comandante.
Nas laterais Daniel Alves e Marcelo já eram nomes garantidos. Maicon ou Rafinha? Maxsuel ou Felipe Luís? Essas eram as dúvidas dos brasileiros, mas Felipão já tinha decidido. Pesou a favor de Maicon, o fato de ser mais experiente em copas do mundo, outro ponto que Felipão leva em consideração.

A nossa zaga, considerada por muitos (inclusive por mim), a melhor do mundo, formada por David Luiz e Thiago Silva já estava fechada! Faltava decidir a última vaga, já que Dante se tornou outro jogador de confiança do treinador pela função tática desempenhada pelo mesmo. Henrique foi o “dono da bola” desbancando jogadores muito pedidos como Miranda, Dedé e Marquinhos. Essa foi outra escolha levando-se em conta a confiança no atleta.

Em tempos de “vacas magras” na criatividade na equipe, não foi surpresa o número de volantes convocados por Luis Felipe Scolari. Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Fernandinho e Hernanes foram convocados. Certo que eles são considerados “volantes modernos” que sabem sair pra o jogo, mas ter somente 2 meias de criação no elenco, não lembra em nada os brasis de outras épocas. Oscar e Willian terão o papel de criar o jogo dentro da seleção. São os nossos camisas 10 para a copa. Nomes como Kaká e Ronaldinho Gaúcho foram descartados e, possivelmente, não terão mais chances na seleção.

E o ataque? Considerados por muitos a melhor defesa, o nosso ataque está bem representado (ou não) por Neymar, Fred, Hulk, Bernard e Jô. Neymar é o único dentre os cinco que era unanimidade. Muitos contestam Hulk pelo fato ser “grosso”, mas segundo Felipão ele desempenha um papel tático fundamental na equipe. Bernard é o garoto que tem “alegria nas pernas” e será o nosso jogador da torcida, aquele que entra no jogo pra colocar fogo na partida. Jô e Fred, nossos centroavantes, apesar de terem ido muito bem na Copa das Confederações, são contestados pelo momento atual e pelas lesões. Mas quem seriam os outros camisas 9 que temos? Alan Kardec? Acho limitado tecnicamente quando falamos em camisa 9 da seleção brasileira. Luis Fabiano? Bom nome, mas muito irregular. Alguns defendiam até a presença de Caça Rato, Hernane ou Walter. Prefiro encarar como gozação essas opções.


Eu, particularmente, gosto dessa seleção. Acredito que alguns “antinacionalistas” irão torcer pra outras seleções na copa no intuito de querer ser diferente. Mas o povo brasileiro irá abraçar essa seleção como nunca, pelo fato de estarmos jogando em casa e isso terá uma importância fundamental para a caminhada rumo ao Hexa. Avante Brasil! Eu acredito!

Gabino Barros/Blog Crítica Sem Censura
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário