quinta-feira, 2 de outubro de 2014

NOTÍCIA DE QUINTA: Velho Chico morre, mas o povo prefere votar!

Voltei, enfim! A notícia não é boa.


 O Rio São Francisco vai ser "inexoravelmente" extinto. A palavra inexorável é estranha, como também é a situação. Inexorável é aquilo que não pode ser mudado. Já é tarde demais.

A informação foi publicada na última semana por um grupo de 100 cientistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Segundo eles, no futuro próximo o rio secará durante períodos do ano e deixará de desembocar no mar. Os peixes e plantas serão mais raros. O São Francisco vai ser um rio morto!

O Velho Chico recebeu a notícia de sua morte na véspera de seu aniversário de 513 anos. A mídia não deu importância ao assunto. Afinal estamos em época de eleições, E AS CAMPANHAS SÃO MAIS IMPORTANTES. O assoreamento do rio continua a acontecer silenciosamente doloroso.

Assoreamento do Rio São Francisco em Brejo Grande-SE.

Como é triste ver um povo que nasceu e cresceu às margens do rio brigar defendendo seus candidatos, mas não se importar com quem lhe deu sustento. Pior, esse mesmo povo é aquele que desmata, joga o que não presta às águas. Enquanto isso, as competentes Excelências que ocupam as câmeras continuam praticando a incompetência.

Canindé de São Francisco, batizada pela Velho Chico, é o melhor exemplo do mau exemplo. Mantemos um lixão levando chorume contaminado ao rio. Nosso esgoto corre em cachoeira para o mesmo destino. O projeto de criação do Parque Nacional de Xingó continua parado para não desagradar aos grandes. O povo e as autoridades veem isso calados.

Mais vale um voto na mão que as águas correndo.
Teremos sede, mas nosso voto estará sempre garantido em outubro.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário